Cidade natal de Tancredo Neves, São João del Rei possui em seu patrimônio arquitetônico igrejas, casas e monumentos de praticamente todas as fases do Barroco. Uma grande atração da cidade é o passeio em uma autêntica “Maria-Fumaça” do século XIX.

História

“A história de São João del Rei é muito parecida com a de Tiradentes, antiga São José. O ouro atraiu os primeiros aventureiros, que logo trouxeram escravos negros em grande número. Os que primeiro ocuparam a região foram os paulistas, verdadeiros descobridores de Minas Gerais. Essa ocupação inicial logo tornou importante a região conhecida como a do Ribeirão Lenheiro. Em 1713, o povoado se transformou em vila. Seus limites administrativos confrontavam-se com os de Vila Rica, hoje Ouro Preto. Um dos acontecimentos mais marcantes da história de Minas Gerais foi a Guerra dos Emboabas, envolvendo paulistas e não paulistas, que lutaram pelo controle da região mineradora. Em São João del Rei , aconteceu o famoso morticínio dos paulistas no lugar chamado “Capão da Traição”.

Curiosidades

Viagem de Maria-fumaça - Uma opção inesquecível de passeio é viajar na antiga Maria-fumaça, inaugurada em 1881 pelo imperador D. Pedro II. A nostálgica locomotiva de bitola estreita atravessa paisagens bucólicas e parece levar de volta ao século XIX.
Memorial Presidente Tancredo Neves - o monumento a um dos maiores estadistas que o Brasil já teve é uma das principais atrações de São João del Rei.

Principais Atrações

Igreja de São Francisco de Assis
Igreja do Pilar
Centro Histórico
Museu Ferroviário

Localização

Distâncias
Belo Horizonte
189 km
Brasília
909 km
Rio de Janeiro
337 km
São Paulo 476 km

Vídeo institucional da cidade São João del Rei

Fonte: Altvideo

Pousadas

Clique aqui e veja as pousadas

Galeria de fotos São João del Rei

Previsão do tempo

Clique aqui e veja a previsão no site AccuWeather.com (em ingles)